27 de abr. de 2012

Rio Rural é destaque em encontro da FAO em Roma

Resultados bem sucedidos do programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, para o desenvolvimento sustentável, serão conhecidos além das fronteiras do país. O programa do governo do Rio de Janeiro será um dos destaques no evento “Dias da Terra e Água", promovido pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, de 7 a 11 de maio, na sede da instituição, em Roma, na Itália.
O encontro reunirá profissionais de projetos relacionados à FAO em todo o mundo e servirá de plataforma para o intercâmbio de experiências. O objetivo é melhorar a qualidade e impacto dos projetos de terras e águas e apoiar a replicação de cases de sucesso.
Único exemplo de parceria da FAO e Banco Mundial (BIRD) em manejo de terras a ser apresentado no evento, o Rio Rural tem 5 anos de experiência e é a demonstração de como um patrocínio do GEF (Fundo Ambiental)  pode evoluir para um projeto de investimento, com financiamento do Bird. Segundo a FAO, o Rio Rural está explorando maneiras inovadoras de assegurar sustentabilidade financeira através de pagamentos de serviços ambientais. Além disso, contribuindo para a implementação de instruções normativas para a proteção da água e de florestas, sem prejuízos à segurança alimentar.
Para o secretário Christino Áureo, que participará do evento, o fato da FAO apontar o Rio Rural como referência internacional em agricultura familiar sustentável é a confirmação de que o Estado do Rio de Janeiro encontrou um novo caminho para este segmento, após décadas de esvaziamento e falta de políticas públicas claras, ligadas diretamente às suas reais vocações.
- Em plena Rio+20, não poderíamos ter notícia mais estimulante. Enquanto muitos falam em sustentabilidade, o governo do Estado do Rio de Janeiro dá provas incontestáveis de que pratica, efetivamente, essa linha. É mais um resultado do padrão de governança implantado pelo governador Sérgio Cabral: sustentabilidade com a população e resultados possíveis de serem medidos e avaliados por entidades externas e independentes, como é o caso da FAO e da ONU - afirmou.
Tendo como unidade de planejamento as microbacias hidrografias, o programa Rio Rural através de suas ações harmoniza a produção de alimentos com a preservação ambiental.