17 de jan. de 2012

Emater-Rio discute planejamento para Região Serrana

 Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) na Região Serrana se reuniram, nesta quinta-feira (11/1), no Escritório Local de Cordeiro, para discutir o planejamento das atividades regionais da empresa para 2012 e também para um balanço dos resultados alcançados no ano passado.

Na abertura da reunião, o supervisor regional substituto, Marcos Belo, fez um detalhamento das ações do programa Rio Rural Emergencial na região, que atendeu agricultores afetados pelas chuvas de janeiro de 2011. Segundo ele, mais de 1.500 subprojetos foram executados em seis municípios (Sumidouro, Bom Jardim, Teresópolis, Friburgo, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena), atingindo a marca de R$ 10 milhões, aplicados em benefícios da agricultura familiar fluminense.

O diretor técnico da Emater-Rio, Ricardo Mansur, destacou que o Planejamento Comunitário Participativo (PCP 2012) é uma ferramental essencial para o bom desenvolvimento das atividades de assistência técnica e extensão rural da empresa. Na ocasião, foi anunciado para março o início de uma nova etapa de capacitação dos extensionistas da Emater-Rio para o Programa Rio Rural, que incluirá os servidores admitidos no último concurso público.

"A Emater tem o compromisso com o planejamento, em todos os níveis hierárquicos da instituição. O PCP traduz a busca constante pelo aperfeiçoamento e é nele que temos a consciência das dificuldades, dos erros e também dos acertos", explicou Mansur, que aunciou no mês passado que todos os extensionistas da empresa participarão de ações do programa a partir deste ano.

Já a gerente técnica de Planejamento e Metodologias da empresa, Mônica Sobreira, apresentou os detalhes do PCP e destacou a importância da padronização dos dados coletados pelos técnicos para procedimentos de pesquisa e também para a definição das políticas públicas.

Também participaram do encontro os supervisores de 14 escritórios locais da Região Serrana, técnicos em extensão rural, o coordenador de Operações, Paulo Mundim, e o assessor da diretoria técnica, Marcos Lidízio.